Felipe André Florentino Silva

Salvador -BA

Brazil

Profile Information:

Do you want this account to represent:
individual
First Name (Required: even if you are representing an organization you must use your name)
Felipe André
Last Name (Family Name)
Florentino
About Me (human/individual)/interests, work..short bio/ THis is the most important. It is the only way to know that you are not a SPAMBOT!Be generous!
Felipe André é compositor, multi-instrumentista, diretor musical e performer. Graduando em Composição e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador na área de interpretação e composição musical relacionada à concepção em tempo real e improvisação instantânea buscando construir relações performativas com o Grupo de Pesquisa (GP) Poéticas Tecnológicas: Corpo, Imagem, coordenado pela Profa. Dra. Ivani Santana.
Essa pesquisa teve como um dos resultados a composição de uma intervenção eletroacústica em tempo real programada em software Pure Data para o espetáculo de dança telemática e-Pormunos Afeto , sob a direção da Prof. Ivani Santana, com participação do Kònic Thtr de Barcelona - Espanha - no 12 Festival de Videodanza de Buenos Aires em 2010.

Também com o GP Poética em 2010 apresentou na Bienal de Dança do Ceará - De Par em Par e 2 Encontro Terceira Margem, Tomar Lugar – Corpo e Performance, a intervenção artística com mediação tecnológica Res: Você Duchamp seu Texto e Eu, na qual, cinco pessoas entraram em diálogo com a cidade, atuando de performers a documentaristas. Tal como camelôs e vendedores de rua, que a cada dia reinauguram seu espaço de um modo diferente. E ao modo de Marcel Duchamp, que vendeu o “Ar de Paris”, doaram o espaço (de volta) à cidade por meio de imagens projetadas, estratégias de interatividade em videodança, interação sonora em tempo real e performance coreográfica.
Participou em 2010 dos encontros do Laboratório de Performance com a performer, coreógrafa e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Ciane Fernandes, onde desenvolveu um trabalho de pesquisa relacionado ao movimento genuíno, à escrita performativa, à análise de movimento e aos processos de criação em dança-teatro-performance.
Como diretor musical, em 2009, criou trilha sonora e realizou trabalho de preparação musical dos atores no espetáculo teatral, João o Venturoso de Bertold Brecht, peça inédita no Brasil, dirigido pelo PhD em História da Encenação Erico José. Nesse trabalho compôs melodias que eram executadas pelos atores, resultado de uma pesquisa prática na concepção de contornos melódicos por meio de estímulos dramatúrgicos.
Como compositor, apresentou obras para Quarteto de cordas, Quarteto de sopros, Grupo de percussão e Orquestra sinfônica nos VI e VII Encontros Nacionais de Compositores Universitários, em Salvador – BA e em Belo Horizonte – MG, no XXI Seminários Internacionais de Música - UFBA e no Concerto Jovens Compositores da EMUS/UFBA com a Orquestra Sinfônica da UFBA.
Finalista por duas vezes do Concurso de Composição Antônio Fernando Burgos, com a peça musical “B'ruGos” - Em aflição aos animais cruelmente abatidos Quinteto executado pelo Grupo de
Interpretes da Bahia (GIMBA) em 2009 e “Variações sobre a lembrança de uma Ginóide” para
orquestra de cordas, sua estreia mundial acontecerá em março de 2011.

“A improvisação permite habilidades de fazer escolhas, incorporar acasos, gerar surpresas para si e para o espaço, além de proporcionar ferramentas e abrir perspectivas artísticas. Assim, cria-se a possibilidade de transgredir fronteiras e a não limitação em produzir realizações técnicas de saberes de música semiotizada”. Felipe André

www.myspace.com/felipeato
http://www.poeticatecnologica.ufba.br http://www.youtube.com/watch?v=OAEV3xjeMOU http://www.youtube.com/watch?v=DX5Vvq7mY2k
Personal/professional Website:
http://myspace.com/felipeato
Occupation ( maximum of three):
Movement artist(dancer/interdisciplinary performer), Sound designer (electronic/digital composition), Interactive space designer (video and sound installations/ performances and networked spaces), Interaction designer (physical computing/ sensor based interaction)
Organization Website:
http://www.poeticatecnologica.ufba.br
English is the main language of this site, but let us know which language you would use in this network besides English:
French, Portuguese

Comment Wall: